grandes escolhas

26.07.2018

Os vinhos Opta Grande Reserva Tinto 2015, Opta Reserva Tinto 2014 e Opta Encruzado 2017 foram distinguidos como “muito bons, com personalidade e complexidade”, tendo obtido pontuações entre 16 e 17, numa escala até 20, na edição nº 15, julho 2018, da Revista Vinho Grandes Escolhas, uma das mais influentes revistas de vinhos no mercado nacional.

Opta Grande Reserva Tinto 2015 obteve 17 pontos. Descrito como um vinho que prima pela diferença, deixamos abaixo a transcrição completa das notas publicadas: “Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Notas medicinais de eucalipto e mentol atacam o nariz com vigor. Com taninos super macios, é um vinho especiado e muito elegante, a puxar por frutos silvestres e sensação térmica, um paradoxo que lhe fica bem. Um vinho que prima pela diferença”.

Opta Reserva Tinto 2014 conquistou 16,5 pontos e a distinção de “Boa Escolha 2018”. Este vinho foi considerado interessante. As notas de prova foram as seguintes: “Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro. Frutos vermelhos expressivos conjugam-se com tabaco e verdes num nariz fresco. De corpo médio, revela-se redondo com chocolate negro, vegetais e fruta fresca a formar um conjunto bem interessante”.

Opta Encruzado 2017 atingiu os 16 pontos e promete crescer em garrafa. O júri considerou este vinho de9 “Aroma cítrico ainda tímido, com maçã e pera a elogiar o nariz. Direto, revela alguma cremosidade, trazendo-nos a pera de volta, agora mais expressiva. Notas vegetais e de abacaxi prolongam-se no palato, num vinho suave que crescerá em garrafa ”.

wines

21.06.2018

Opta Wines aumenta o seu portefólio com a entrada de um novo vinho – Opta Grande Reserva Tinto 2015. O vinho define-se como “Um Dão Apaixonante” e promete surpreender.

Com um portefólio multiregional e diversificado, a Opta Wines inova para dar resposta às novas necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes e que procuram sensações diferentes. Para atingir paladares mais sofisticados, onde a qualidade, nível e fator surpresa são um must have, nasce o Opta Grande Reserva Tinto 2015.

Da autoria do enólogo Nuno Cancela de Abreu, Opta Grande Reserva Tinto 2015 promete surpreender através das nuances de eucalipto, tanto no aroma, como no sabor. De grande complexidade, elegância e diversidade, este vinho é o exemplo acabado do que o Dão tem de melhor.

As castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, depois do contacto pelicular de três dias a frio a fermentação decorreu a 24ºC durante duas semanas com maceração suave em cubas de inox. “O estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês amaciou os taninos e conferindo-lhe grande complexidade e uma elegância muito própria dos grandes vinhos do Dão” refere Nuno Cancela de Abreu.

Camilo Leite, partner da Opta Wines, afirma que “O Opta Grande Reserva Tinto 2015 é um vinho que marca pela diferença, desde logo conferida pelo terroir único e muito característico, resultante do manto de eucaliptos que rodeia a nossa vinha”. Acrescenta ainda que “algumas folhas de eucalipto, as menos persistentes, podem ser encontradas no solo, conferindo um terroir único e muito característico, de perfeita harmonia entre castas, solo granítico e as nossas práticas vitícolas”.
A diferença deste vinho está também presente nos detalhes da sua imagem, cuidadosamente pensados para que o Opta Grande Reserva Tinto 2015 seja um vinho verdadeiramente distinto. Exemplos da diferença são a garrafa bordalesa (em contraste com a típica borgonha do Dão), a sublime embalagem em tubo com a representação de folhas de eucalipto e o lacre verde.

Perfeito para ocasiões especiais, o Opta Grande Reserva Tinto 2015 é ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e assados.

O Opta Grande Reserva Tinto 2015 junta-se a um portefólio de 14 vinhos, provenientes de cinco regiões diferentes, nomeadamente: Dão, Alentejo, Bairrada, Bucelas e Setúbal.

chão da vinha

25.05.2018

O vinho Chão da Vinha Tinto 2017 foi distinguido com medalha de prata, no Concours Mondial de Bruxelles, em que estiveram 9180 vinhos à prova.

O Chão da Vinha Tinto 2017 revela-se surpreendente no equilíbrio das castas Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet, assim como no aroma marcado por frutos vermelhos e folhas de chá. De corpo redondo, marcado pela groselha e cassis maduros, este vinho tem um final de boca muito suave e agradável. Chão da Vinha Tinto 2017 é ideal para acompanhar carnes vermelhas ou brancas grelhadas.

A 25ª edição do Concours Mondial de Bruxelles (CMB) decorreu entre 10 e 14 de maio de 2018, em Pequim, na China. Esta edição do concurso contou com mais de 9180 vinhos a concurso, de 48 países produtores, que foram analisados por 320 jurados de mais de 50 nacionalidades diferentes.

A atribuição de medalhas é feita através de pontuações conferidas numa prova cega.

O CMB é a única competição itinerante do mundo, contando já com 25 anos de experiência, sendo o único concurso de vinhos que realiza testes de controlo de qualidade nos vinhos premiados.

Opta Tinto Mundus Vini

22.02.2018

Mundus Vini Spring Tasting, uma das competições de maior prestígio a nível internacional atribuiu uma medalha de prata ao nosso Opta Dão Tinto 2016.

O evento reuniu aproximadamente 270 especialistas provenientes de 44 países, que avaliaram mais de 6500 vinhos de 150 regiões vinícolas de todo o mundo.

Opta Dão Tinto 2016 caracteriza-se pelo aroma a frutos vermelhos maduros e um final de boca muito suave e agradável. Este vinho é ideal para acompanhar com  carnes vermelhas ou brancas grelhadas, massas, pratos picantes ou queijos de sabor ligeiro.

 

capa opta

04.09.2017

A maior competição de vinhos da Ásia, Asia Wine Trophy,  atribuiu uma medalha de prata ao nosso Opta Dão Tinto.

O Opta Dão Tinto 2015 alcançou um lugar de destaque no concurso que distingue os melhores vinhos para o continente asiático.

Opta Dão Tinto caracteriza-se pelo aroma a frutos vermelhos maduros e um final de boca muito suave e agradável. Este vinho é ideal para acompanhar com  carnes vermelhas ou brancas grelhadas, massas, pratos picantes ou queijos de sabor ligeiro.

O evento, realizado na Coreia, atrai profissionais e apreciadores de vinho, desde 2012. Este ano contou com a presença de 130 jurados internacionais e a participação de aproximadamente 4000 vinhos.

Sem Título-2

07.06.2017

A Opta Wines foi recentemente distinguida com várias medalhas, em concursos internacionais de relevo.

No International Wine Challenge, a distinção foi para Opta Tinto 2015, com medalha de Ouro.

No Concurso Mundial de Bruxelas o vinho que se destacou foi Chão da Vinha 2016, com medalha de Prata.

O Internacional Wine Challenge é considerado um dos mais exigentes e mais meticulosos concursos de vinhos do mundo, que avalia todos os vinhos de forma cega, julgando cada um respeitando o seu estilo, a região e o ano de colheita.

No Concurso Mundial de Bruxelas estiveram presentes jornalistas, compradores, sommeliers e enólogos de todo o mundo para avaliarem os vinhos em prova. Foram mais de 9.000 os vinhos inscritos provenientes do mundo inteiro a competir por medalhas.

Revista-Adega

O Opta Dão Tinto 2011 foi distinguido com a pontuação de 90/100 na edição nº 126 da Revista Adega, um dos mais influentes editoriais de vinhos no mercado Brasileiro.

Descrito como um vinho com cara de domingo deixamos abaixo a transcrição completa das notas publicadas.

Corte elaborado com as variedades Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Possui visual violáceo intenso e aromas exóticos lembrando morangos frescos e em compota seguidos de traços florais. Tem paladar maduro e médio corpo, mas é delicado, apresentando taninos doces e suculentos, que garantem agradável textura sem ser enjoativo. As notas florais aparecem, trazendo finesse e personalidade. Seu sabor persiste e agrada bastante. Um vinho que tem cara de domingo com a família. Assados e massas podem acompanhar bem. Álcool 13%. JPG

Guia-de-Vinhos-Portugueses

Opta Dão Branco foi seleccionado e faz parte do primeiro Guia de Vinhos Portugueses na Holanda, uma iniciativa da Krosslink – Wine Synergy, em parceria com a revista Perswijn.

Com uma Medalha de Honra ganha destaque neste edição disponível no site: http://www.perswijn.nl/artikel/uitslag-portugal-wijnconcours-bekend/

Pode ainda consultar todos os vinhos qualificados para o Portuguese Wine Guide – Holanda em: http://www.perswijn.nl/cms_media/files/Results%20Portugal%20Wine%20Tournament%20-%20Perswijn%20Krosslink.pdf

Wine Merchant top100

Opta Dão Branco 2014 está no TOP100 da revista inglesa “The Wine Merchant”. Nesta classificação os juízes da revista apelidam a casta Encruzado como a grande esperança branca da região do Dão, que lidera este blend com uma percentagem de 60%. Numa combinação com as castas Malvasia e Cercial, este vinho é reportado como um branco seco “Suculento e Vibrante” que encantou com as suas “notas florais e a pêssego suculento que percorrem a prova desde o nariz até ao final de boca”. Ler Mais »